top of page

Furnas

  • Bruno
  • 23 de abr. de 2015
  • 2 min de leitura

Sistema de transmissão - Furnas

Um conjunto de Linhas de Transmissão interligadas a Subestações, cortando várias regiões geográficas do Brasil, forma o que comumente se chama de Sistema de Transmissão. Deste sistema, mais de 20.000 km fazem parte da rede básica de Furnas, configurada em linhas com tensões de 138, 230, 345, 500, 750 e ± 600 kV, que passam por oito estados e o Distrito Federal.

O Sistema Furnas é supervisionado de forma geral pelo Centro de Operação do Sistema, em articulação com os centros de operação regionais. Informações das mais remotas áreas regionais são transmitidas por meio de tecnologias de comunicação que levam a estes centros de operação um panorama on-line completo de todo o sistema, utilizando sistemas computacionais de tempo real (SOL) e tecnologias de última geração videowall.

Os centros de operação regionais têm como principais encargos a coordenação de manobras e a normalização do sistema elétrico após eventuais perturbações. São quatro centros e 1 sistema:

- Centro Regional Minas, localizado na Usina Hidrelétrica de Furnas, em cuja área de - responsabilidade estão incluídas as usinas do rio Grande;

- Centro Regional Rio, localizado na Subestação de Jacarepaguá, cuja área de responsabilidade inclui os troncos de alimentação dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo;

- Centro Regional São Paulo, localizado na Subestação de Campinas, cuja área de responsabilidade inclui os troncos de alimentação da grande São Paulo e o Sistema de Transmissão proveniente da Usina Hidrelétrica de Itaipu;

- Centro Regional Goiás, localizado na Usina de Itumbiara, cuja área de responsabilidade inclui os troncos de alimentação aos estados de Goiás, Mato Grosso, parte do Tocantins e do Distrito Federal.

- Centro de Operação do Sistema e o Centro de Supervisão de Telecomunicações localizam-se no Rio de Janeiro.

- Sistema Itaipu

Entre os empreendimentos construídos e operados por Furnas destaca-se o Sistema de Transmissão de Itaipu, integrado por cinco linhas de transmissão, que cruzam 900 km desde o Estado do Paraná até São Paulo. Este sistema possui três linhas em corrente alternada 750 kV e duas linhas em corrente contínua ± 600 kV, necessárias para contornar o problema de diferentes frequências utilizadas por Brasil e Paraguai.


 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Fale conosco
Talk to us

Entre em contato com a nossa equipe para saber mais sobre o projeto.
Contact our team to know more about the project.

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Se você gostou do projeto e pode nos ajudar entre em contato . Toda ajuda será bem vinda !

Equipe:  Esquelétrica

Diciplina: ELE101

Curso: Engenharia Elétrica

 

Professor: Paulo F. Ribeiro

 

Universidade Federal de Itajubá

​Grupo Esquelétrica Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page